domingo, 14 de setembro de 2014

Dança: benefício ao corpo e mente


Quer aumentar a autoestima, melhorar o astral e de quebra ainda queimar calorias?  Então dance!
Não é nenhuma novidade que a dança deixa as formas mais definidas, além de aumentar a resistência e queimar calorias, porém, as vantagens não param por aí, pois dançar proporciona muitos outros benefícios à saúde, tanto físicos como psicológicos. Enfim, a dança, além dos muitos benefícios estéticos, proporciona um grande relaxamento e uma enorme sensação de liberdade.



Benefícios da dança

Os benefícios da dança são tantos que até se explica o fato de ser indicada também como terapia, já que ela age involuntariamente na pessoa que a pratica, influenciando diretamente no aumento da autoestima, se por ser dinâmica, a atividade pode substituir outras práticas físicas, como academias de musculação e caminhadas, que são presas a uma rotina de exercícios limitados.
Uma das muitas vantagens da Dança, é ser uma atividade física para todas as pessoas, não existindo nenhuma restrição de idade e nem de qualquer outro tipo, não existe um impedimento já que os passos podem ser sempre adaptados às limitações físicas de cada um.
Muitas vezes a dança é usada como terapia, porém, com o tempo é possível notar que os benefícios vão muito além do bem-estar físico e mental, talvez por isso, o número de mulheres que procuram escolas de dança ou aulas dançantes nas academias com o intuito de perder peso, tem aumentado cada vez mais, pois dançar é uma atividade física que leva ao aumento do gasto energético.

Gasto Calórico

Porém, a dança envolve várias modalidades, e algumas podem gastar mais e outras menos. Mas, por exemplo, uma pessoa com 70 kg pode gastar durante 60 minutos dançando em ritmo moderado, cerca de 315 kcal, o que equivale ao gasto estimado de uma caminhada ou um passeio de bicicleta leve a moderado.
Assim, dançando 4 vezes por semana, esta pessoa poderá gastar 1260 kcal e, aliada a uma dieta equilibrada, este gasto calórico contribuirá para um emagrecimento mais rápido e saudável, sem falar nos outros muitos benefícios que vêm junto com esse gasto.
E mais, embora existam academias de dança com profissionais gabaritados para ensinar vários ritmos, se quiser dançar sem se prender à aulas ou ritmos, também conseguirá ótimos resultados, tanto a nível psicológico, quanto a nível físico, mas, desde que faça disso um hábito e obedeça os limites do próprio corpo.

Algumas das muitas vantagens da dança são:


Aumentar a autoestima

Por ser uma atividade lúdica e divertida, a dança é benéfica para pessoas que estão se sentindo por baixo, assim, conforme a pessoa vai se envolvendo com a dança e a música, aprendendo novos passos, além de evoluir na atividade, ela percebe que é capaz de alcançar novos objetivos e se sente melhor consigo mesma.

Mente sã em corpo são

Uma pesquisa publicada em junho do ano passado pelo New England Journal of Medicine mostrou que dançar reduz em 76% os riscos de se desenvolver doenças cognitivas, como o Alzheimer, por mexer com a coordenação motora, com a percepção do espaço e com a improvisação, aspectos que treinam o cérebro, a dança exercita a mente, além de trazer benefícios físicos.

Aproximar Casais

Muitos filmes já se valeram da dança para mostrar como ela pode aproximar um casal, dentre eles “Dirty Dancing – Ritmo Quente”, “O Lado Bom da Vida” e “Vem dançar comigo”, então, é uma boa dica para quem estiver achando que o casamento ou namoro anda meio frio, experimente convidá-lo para dançar, ou mesmo fazerem uma aula de Dança de Salão juntos, isso fará com que vocês passem mais tempo juntos e desenvolvam um objetivo comum, que é o grande segredo dos casais felizes.

E mais, a dança também:

  • Aumenta a Flexibilidade
  • Melhora o condicionamento aeróbico
  • Melhora a coordenação motora-Melhora a Capacidade Cardio-respiratória
  • Fortalece a musculatura
  • Protege as articulações
  • Atenua dores
  • Previne problemas posturais e de artrose
  • Aumenta o convívio social
  • Combate a depressão e a timidez
  • Traz alegria
  • Combate o Stress
Enfim, pratique, na academia ou em casa de três a cinco vezes por semana, durante uma hora, pois assim, além de emagrecer, irá melhorar o condicionamento físico, da mesma forma que na academia, mas, atenção, quem tem problemas nas articulações deve procurar orientação médica.
fonte: www.sitedebelezaemoda.com.br


0 comentários:

Postar um comentário